5 de jun de 2009

Encontrando os códigos do seu template com Firebug


Estou reestruturando todo o blog (não sei se para melhor ou para pior), e estava encontrando grandes dificuldades para fazer todas as alterações que eu desejo fazer, quando falo em alterações são alterações mesmo e este post escrito por Templates Novo Blogger veio de encontro aos meus interesses. Estou reproduzindo o texto na integra, por achá-lo bem explicativo.

ste blog recebe em média 40 comentários/dia e 90% deles são perguntas ou relatos de dificuldades em localizar um determinado código no template. Alguns desejam fazer modificações mas não percebem exatamente onde devem alterar o código. Por exemplo, alguém me pergunta como retirar um menu ou os paineis do template Clean, mas não sabe que trecho do código corresponde à eles. Para detectar qualquer código da sua (e de outras) páginas, recomendo o Firebug, um complemento do Firefox que eu uso inclusive para converter temas do Wordpress para o Blogger. Após ter instalado o Firebug, acesse a página onde se encontra o código que deseja modificar (se for em seu próprio blog, acesse a página principal e não a página de visualização), clique em Ferramanetas - Firebug - Inspecionar Elemento, como na imagem abaixo:



Veja que uma janela se abriu na parte inferior da tela: do lado direito você verá o código CSS (o que dá estilo à página) e do lado esquerdo o código HTML. Para localizar o código correspondente à um determinado elemento na página, basta colocar o mouse sobre ele (sobre o slide do template Clean, por exemplo) e será mostrado os dois códigos correspondentes:


clique para ampliar e ver os detalhes
Veja na imagem que à esquerda já aparece em destaque o inicio do código HTML que corresponde ao slide e à direita o CSS. Você pode localizar qualquer detalhe: código de cor, fonte, largura de uma div, etc, bastando apontar o cursor sobre o elemento.

Esta é uma excelente maneira de conhecer os códigos e entender melhor a estrutura do seu template.

Comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.


OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Sobre o Blog

.

The Daily Puppy

  © 2009 Blog Reunião Grátis

TOPO